CulturaEducaçãoHistoriaPaísPolíticaSesimbra

Sesimbra apresentou o Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril

A apresentação do Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril em Sesimbra começou com uma chaimite estacionada no Largo do Município. Este veículo foi usado pelos militares para retirar Marcelo Caetano do país e, como tal, é dos principais símbolos da revolução. Esta exposição serviu para mostrar, especialmente aos mais jovens, como aconteceu um dos principais dias da história recente de Portugal.

O programa começou com um desfile dos alunos do concelho até ao Largo do Município. A apresentação do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril no concelho de Sesimbra contou com a presença do presidente da autarquia, Francisco Jesus, e da coordenadora das comemorações dos 50 anos, a antiga presidente da Assembleia Municipal e professora, Odete Graça.

A data escolhida para esta apresentação, 16 de março, evoca a coluna militar que partiu das Caldas da Rainha para fazer um golpe que só aconteceu um mês depois. A apresentação contou com mensagens históricas lidas pelos jovens que fazem parte do Movimento – Estafeta por abril (estes representaram os cinco agrupamentos escolares existentes); poesia encenada por seniores do projeto Sempre a Mexer para Não Envelhecer e um momento musical interpretado pelo grupo Boa Onda Trio. Já de noite foi visionado o filme Salgueiro Maia – O Implicado. Uma das saudações lidas, desta vez pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Sampaio, foi a leitura do conhecido comunicado emitido pelo MFA aos microfones dos meios de comunicação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *