Distrito de Setúbal

Serra da Arrábida está totalmente interdita a todos os tipos de transporte nos próximos dias

A Serra da Arrábida está cortada na totalidade para o acesso automóvel e motorizado, a partir desta terça-feira. O alerta que vem ao encontro do Despacho da Declaração da Situação de Contingência emitido pelo Governo nacional, vem manter o Parque Natural da Arrábida livre de veículos até dia 17 de julho.

A Comissão Municipal de Proteção Civil vem reforçar a proteção da serra devido ao aumento de temperatura e ventos fortes, que fizeram o risco de incêndios aumentar exponencialmente, levando a instancia a responder com medidas à altura, para proteger o património de Setúbal de um eventual fogo.

Apesar de o acesso às praias, através de viatura própria estar cortado, os autocarros, do novo serviço de transportes públicos Carris metropolitana, podem levar os munícipes às praias do Sado. O número das carreiras que os cidadãos de Setúbal podem apanhar são o 4474 e o 4472, que constam com os horários expostos na internet, com bilhetes que custam 2,60€ por cada viagem ou 5,20€ ida e volta.

O corte da Serra vai começar, no caso da cidade de Setúbal, no final da Avenida Luísa Todi, início da Estrada da Rasca, passando a ser obrigatório circular para a Travessa “Casa de Saúde” e Avenida José Mourinho. Nos acessos de Azeitão, na Estrada Nacional de Azeitão/Sesimbra – sentido Portinho da Arrábida, vai estar cortada no cruzamento do Pinheiro. 

O serviço Municipal de Gestão de Combustíveis e Riscos Florestais, vão cessar as suas atividades durante os próximos dias, incluindo o serviço de desmatações coercivas. A proteção civil está a acompanhar a evolução da situação atual, nomeadamente em termos do dispositivo, que já se encontra no terreno, que possibilita a revisão das medidas adotadas, caso a situação de alerta se agrave.

Enquanto perdurar o calor a Proteção Civil aconselha os munícipes de setúbal a procurar ambientes frescos e a ingerir regularmente líquidos, em particular água ou sumos de fruta natural sem açúcar. Acrescentam ainda que deve-se evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e aplicar de duas em duas horas e após os banhos, um protetor solar com fator igual ou superior a 30.

Além dos conselhos é recomendada a atenção especial para grupos mais vulneráveis, da sociedade, ao calor intenso que se espera até dia 17 de julho. Crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior e praticantes de atividade física, devem ter cuidados extra e manterem-se hidratados.

A Câmara Municipal de Setúbal pede a “compreensão de munícipes e visitantes para a necessária adoção destas medidas excecionais durante o período em causa para garantir a segurança de bens e pessoas” com um apelo extra à utilização dos transportes públicos como meio de locomoção. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *