Distrito de Setúbal

Sensibilização e testes rápidos de IST assinala Semana da Primavera em Setúbal

Uma ação de sensibilização sobre o VIH/sida, hepatites virais e sífilis, que inclui testes rápidos de diagnóstico precoce das IST – Infeções Sexualmente Transmissíveis, e esclarecimento de dúvidas, realiza-se nos dias 16 e 20, em Setúbal.

O teste, feito através de uma picada no dedo, é anónimo, confidencial e gratuito.

Nos casos das hepatites B e C, o teste só é aplicado se a pessoa reunir determinadas características, quadro em que se inserem, por exemplo, consumidores de drogas intravenosas, tipicamente mais expostos ao risco de infeção destas doenças.

A iniciativa, promovida a nível nacional pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, realiza-se no âmbito da Semana Europeia do Teste da Primavera, sendo dinamizada, localmente, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal.

Entre as 10h00 e as 18h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, próximo do Mercado do Livramento, uma unidade móvel com uma equipa de profissionais de saúde esclarece dúvidas e realiza testes de despiste de doenças sexualmente transmissíveis, tudo gratuitamente.

Quem tem interesse em participar, mas não pode estar presente nos rastreios de dias 16 e 20, o GAT disponibiliza, frequentemente, campanhas para chamar a atenção e sensibilizar as pessoas para realizarem os testes, principalmente aquelas que têm comportamentos de risco.

Além da ação em Setúbal, o GAT realiza, com regularidade, rastreios de despiste destas patologias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *