Distrito de Setúbal

Semana Nacional da Cáritas assinalada em Setúbal

Entre os dias 8 e 15 de Março a Cáritas Diocesana assinala a Semana Nacional, com um conjunto de iniciativas que vão decorrer na cidade de Setúbal, sob o mote «O amor traduzido no cuidar do outro», com destaque para o Dia Nacional da Cáritas, 15 de março, que contará com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, na Igreja do Divino Espírito Santo, no Montijo.

A nível nacional vai também decorrer o peditório público entre os dias 12 e 15 de março.

A Escola Secundária do Bocage, em Setúbal, acolhe a exposição “Migração e Desenvolvimento”, que será aberta à comunidade no dia 9 de março, pelas 16h40.

A 11 de março, decorre no Auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal a conferência “Amar o outro”, que conta com a presença do Padre Constantino Alves, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e a moderação do Dr. Raúl Tavares.

Na quinta-feira, dia 12 de março, terá lugar a apresentação do livro “A Mala da Partilha – Testemunhos de Vida de Migrantes”, uma obra coordenada por Filipa Abecasis que resultou da campanha “Partilhar a Viagem”, da Cáritas Internacional lançada em 2017, pelo Papa Francisco, sob o lema “acolher, proteger, promover, integrar os migrantes e refugiados”. A apresentação será às 14h30 na Biblioteca da Escola Secundária do Bocage e às 17h na Galeria Municipal do Montijo.

Na sua mensagem para a Semana, D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, realça que “o amor é possível e necessário para pensar a sociedade, partindo sempre da pessoa humana” e apela aos cristãos que se sintam responsáveis “pela defesa do bem comum”, “em espírito de solidariedade”, desejando que a Semana Nacional seja “uma oportunidade para crescer em reflexão e ação”.

A Semana Nacional Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional de Cáritas, que se assinala no 3º Domingo da Quaresma. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

Fonte: Diocese de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *