Atualidade

Selo do Vaticano que assinala Jornada Mundial da Juventude conotado com o Estado Novo

Nova polémica em torno da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Agora, o selo comemorativo apresentado esta segunda-feira pelo Vaticano, inspirado no Padrão dos Descobrimentos, com a imagem do Papa Francisco no lugar do Infante D. Henrique e com jovens no lugar dos navegadores, e que por isso está a ser identificado com o Estado Novo e o período colonialista português.

Nesse sentido, a organização da JMJ viu-se obrigada a esclarecer esta terça-feira que o selo visa apenas promover o encontro de jovens com o Papa.

Após a divulgação da imagem do selo, foram vários comentários negativos, remetendo para o imaginário gráfico do Secretariado de Propaganda Nacional do Estado Novo e para o colonialismo, podendo mesmo ver-se um jovem negro ajoelhado, o único, de resto.

O desenho do selo, lançado conjuntamente com um carimbo comemorativo, com o logótipo da JMJ, é da autoria de Stefano Morri.

“Da mesma forma como o timoneiro D. Henrique lidera a tripulação na descoberta do novo mundo, assim também no selo do Vaticano o Papa Francisco conduz os jovens e a Igreja”, explica uma nota publicada no site de notícias do Vaticano, Vatican News.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *