AlmadaDestaqueReportagemSeixal

Seixal | Utentes contestam ‘Via Verde Saúde’, ACES Almada-Seixal garante ser ‘melhor solução’

Inaugurado em junho de 2021, o Centro de Saúde de Corroios integra a Unidade de Saúde Familiar de Santa Marta e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Corroios, recebendo 43 mil utentes da freguesia de Corroios.

Este equipamento, localizado em Santa Marta do Pinhal, integra também o projecto ‘Via Verde Saúde’ dirigido a cerca de 35.000 utentes do concelho do Seixal que não têm Médico de Família atribuído, e atende cerca de 5.000 utentes por ano que se encontram em situação irregular.

No entanto, os utentes têm vindo a registar alguns problemas, que fizeram chegar ao Diário do Distrito, nomeadamente, a deslocalização de pessoas das restantes freguesias do concelho do Seixal para Corroios, muitas delas sem transporte próprio; a dificuldade no acesso aos telefones disponibilizados para marcação das consultas; e a falta de médicos, situação que se vive em todo o país, o que leva a que as vagas de atendimento sejam rapidamente esgotadas.

Perante estas reclamações, o Diário do Distrito contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal para obter esclarecimentos, que garantiu «acreditar que, não obstante alguns constrangimentos que se procuram ultrapassar, face aos recursos de que dispomos, esta é a melhor solução para responder aos nossos utentes mais carenciados».

A ‘Via Verde Saúde’, desenvolvida em Almada e Seixal, «é um projecto inovador, concretizado por profissionais de várias unidades de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal que, além da resposta dada aos utentes das suas listas, prestam cuidados qualificados a cidadãos que não têm equipa de família atribuída (médico e enfermeiro de família), e surgem da necessidade de encontrar respostas para os utentes sem equipa familiar dos dois concelhos que anteriormente tinham a resposta às suas necessidades em saúde muito fundamentada em médicos contratados» explica a direção da ACES.

As equipas são compostas por especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar (MGF), e contam ainda com enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais do ACES, num total de «6 médicos especialistas em MGF, 1 médica interna de MGF e 1 médica não especializada» na equipa da ‘Via Verde Saúde’ no Seixal.

«Os cuidados médicos são prestados em modelo de walk-in clinic, com marcação telefónica. A vigilância de grupos vulneráveis (crianças, grávidas, situações de planeamento familiar) e doentes crónicos controlados é feita por enfermeiras especialistas na área, com apoio médico sempre que indicado ou solicitado, num modelo de vigilâncias partilhadas que visa rentabilizar os escassos recursos existentes, particularmente médicos especialistas em MGF.»

Falta de médicos continua a ser um problema

Relativamente à falta de médicos, a ACES ressalva que se trata de «um problema que está no âmbito do Ministério da Saúde. Localmente, as ‘Via Verde Saúde’ foram a solução encontrada pelo ACES Almada Seixal, pelo que um eventual reforço da equipa poderá sempre ajudar a melhorar a acessibilidade aos cuidados por parte destes utentes.

Sendo a falta de médicos uma realidade de âmbito nacional, estranho seria se ela não existisse na equipa da “Via Verde Saúde” Seixal. Recorda-se que há cerca de 1.400.000 utentes em Portugal que não têm médico de família.»

E destaca que «os utentes que recorrem à ‘Via Verde Saúde’ continuam sem equipa atribuída. Passam é a ter uma resposta qualificada e estruturada enquanto não possuem equipa de saúde familiar atribuída.

Assim, são direcionados para o serviço do ACES que os acompanha, de modo organizado e com a máxima qualidade possível. Reconhece-se que, face à dimensão da população abrangida e a dimensão da equipa, nem sempre é possível dar a resposta com a celeridade desejada pelos utentes.»

Atendimento e marcação telefónica

Uma das queixas prende-se com o facto de ser muito difícil conseguir a ligação telefónica, ‘o único meio para agendamento de consulta de saúde de adulto ou doença aguda’.

Esta é uma situação para a qual a ACES garante já ter sido alertada «por vários utentes e por isso temos, desde há 2 semanas, uma resposta telefónica automática que explica que as vagas estão esgotadas.

Neste contexto de resposta sempre limitada, foi este o melhor sistema de marcação que encontrámos para aabar com as longas filas de madrugada à porta do centro de saúde, particularmente quando se trata duma população fragilizada pela idade e doença e para garantir igualdade de acesso a pessoas que moram em todo o concelho do Seixal e têm diferentes competências nas tecnologias de informação e comunicação».

Como balanço, «a direção do ACES Almada Seixal, Conselho Clínico e todos os profissionais do ACES orgulham-se da implementação destes projetos cujos resultados, em termos de ganhos em saúde, são já notáveis e com resultados monitorizados muito positivos.

Apesar de recentes (começaram em janeiro de 2022) os ‘Via Verde Saúde’ de Almada e do Seixal já foram reconhecidos com vários prémios de Boas Práticas em Saúde e estão candidatos a outros, têm o parecer favorável e positivo quer da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), quer da Ministra da Saúde, a quem foram apresentados no dia 15 de julho.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *