DestaqueSeixal

Seixal | Tocá Rufar organiza concentração frente à Câmara Municipal contra PS e PSD

Os responsáveis pelo projecto musical Tocá Rufar vão realizar uma concentração frente aos Paços do Concelho do Seixal, e irão intervir na reunião do executivo que vai decorrer esta quarta-feira, 25 de Janeiro, pelas 15h30.

Como ‘razões para a concentração’ apontam que «os vereadores da oposição (PS e PSD) preparam-se para votar contra um projeto reconhecido nacional e internacionalmente como inovador e de grande resultado educativo, cultural e social».

A nota que acompanha a convocatória para a participação ‘da população’ indica ainda que há «o risco efetivo de término do Projeto Tocá Rufar nas escolas públicas do Concelho do Seixal, uma vez que o mesmo irá a votação no próximo dia 25 de Janeiro em reunião de Câmara, prevendo-se o chumbo do mesmo».

A mesma nota frisa que «o Tocá Rufar não aceita esta desonestidade intelectual, e estamos a mobilizar a população do Seixal, nomeadamente a comunidade escolar (professores, alunos e encarregados de educação) para expressarem a importância deste projeto para milhares de crianças deste e de outros concelhos».

A intervenção do presidente da direção da Associação Tocá Rufar, Rui Júnior, é também disponibilizada, na qual «denuncia a determinação dos senhores dos partidos da oposição em “chumbar” todos os projetos do Tocá Rufar (incluindo o apoio à construção de uma nova sede – uma vez que a nossa ardeu em 2011 – notícia nacional – em fase de conclusão).

No dia 25 de janeiro o projeto de continuidade nas escolas do concelho irá a votação. Os elementos do executivo da oposição, exceptuando o vereador independente, afirmam que irão votar contra a continuidade do Tocá Rufar nas escolas.

Atualmente, o projeto abrange turmas do 2º, 3º e 4ºs anos letivos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Escolas Públicas e alcança mais de 1000 alunos, garantindo uma cobertura quase total do território.»

Rui Júnior sublinha ainda que «o Tocá Rufar é uma associação sem fins lucrativos e existe desde 1996 de dimensão nacional e internacional e tem recolhido diversos prémios desde a sua criação, que testemunham o sucesso de um trabalho artístico persistente junto de crianças e jovens.

O Projeto Tocá Rufar integra o Plano Educativo Municipal há já vários anos, sendo uma referência no Concelho do Seixal, e a nível nacional, na aprendizagem da percussão, projetando ao longo dos anos, profissionalmente, muitos jovens na área artística. Integra, ainda, a Rede Nacional dos Clubes UNESCO.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *