Seixal

Seixal | ‘Saúde no Bairro’ em Vale de Chícharos destacado no Programa Bairros Saudáveis

O projecto ‘Saúde no Bairro’, que tem vindo a ser desenvolvido no concelho do Seixal, particularmente no Bairro de Vale de Chícharos (Bairro da Jamaika), é um dos 242 projetos financiados pelo Programa Bairros Saudáveis, é desenvolvido pela Associação Vencer o Tempo, em que «a sociedade é a protagonista», destacou hoje a coordenadora nacional, Helena Roseta.

O ‘Saúde no Bairro’ é um projecto «que monta hospitais de campanha para a realização de rastreios, desde saúde oral a saúde sexual feminina, sobretudo para mulheres e crianças da comunidade de etnia cigana e de origem africana, que muitas vezes não vão aos serviços de saúde» explicou Helena Roseta.

Construção de ‘skates’ com plástico reciclado, combate à mutilação genital feminina e requalificação de uma ribeira são outros dos 242 projetos financiados pelo Programa Bairros Saudáveis.

«Este programa consegue fazer muito com pouco», afirmou a responsável pela equipa de coordenação nacional, Helena Roseta, lembrando que este instrumento público para intervir em territórios vulneráveis só dispõe de 10 milhões de euros e, «ao fim de tão pouco tempo, já está a ter resultados, ter pessoas envolvidas, ter a sociedade civil diretamente envolvida».

Lançado pelo Governo entre as medidas de combate à pandemia de covid-19, o Programa Bairros Saudáveis entrou em vigor em julho de 2020 para apoiar intervenções locais de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida em territórios vulneráveis em Portugal continental, através de projetos apresentados por associações, movimentos cívicos e organizações de moradores.

Após a consulta pública, do processo de candidaturas, da avaliação das 774 propostas apresentadas e da decisão de financiar 246 projetos, dos quais quatro desistiram devido à demora no processo, o programa só começou a ter impacto real quando foi disponibilizada a primeira ‘tranche’ do apoio financeiro, o que aconteceu em outubro e novembro de 2021.

Esses atrasos fizeram com que o programa, previsto terminar no final de 2021, fosse prorrogado por duas vezes, primeiro até 30 de abril e depois até dezembro deste ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *