AtualidadeDistrito SetúbalSeixal

Seixal | Quinta do Álamo recebeu 4.º Acampamento Regional da Fraternidade Nuno Álvares

- publicidade -

Hoje, domingo, 5 de setembro, terminou o 4.º Acampamento Regional da Fraternidade Nuno Álvares – Setúbal que decorreu no Centro de Actividades Quinta do Álamo, em Paio Pires, Seixal.

Este evento foi mais que um acampamento, isto porque a região de Setúbal celebrou o seu 50º aniversário.

Era algo já bastante esperado. A pandemia, o distanciamento social, a anulação de diversas atividades devido às contingências sanitárias assim o exigiu durante os dois últimos anos. Com a situação clínica agora mais favorável, mas sem esquecer as devidas precauções da Direção Geral de Saúde, a Região de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares decidiu avançar para esta celebração. E nada melhor que fazê-lo em regime de acampamento.

Os núcleos de Arrentela, Baixa da Banheira, Barreiro, Montijo, Pinhal de Frades, Sesimbra, Setúbal e Vale de Milhaços, puderam assim retomar as atividades e tomar um pouco de fôlego depois de estarem condicionados tanto tempo.

Sob o lema ‘Unir, Superar, Fortalecer’, os escuteiros adultos quiseram viver estes três dias de festa sob a mística do patrono Nuno Álvares Pereira, com diversos jogos ambientados na história medieval, um mercado ao estilo da época e ainda todos os participantes a confecionarem o seu próprio traje de cavaleiro com materiais recicláveis. Um ambiente divertido, sem dúvida!

Os vários núcleos da região a competirem entre si e a mostrar quem seria o melhor no tiro com arco, no assalto às muralhas ou no torneio de espadas. Contudo, este acampamento foi também um momento de trabalho.

Os fraternos continuaram com as suas atividades de serviço à comunidade e construíram novas infraestruturas no Quinta do Álamo que permitirão um melhor acondicionamento aos futuros utilizadores. É caso para se dizer que ‘Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre!’. E isso não se esquece.

No término da atividade houve eucaristia celebrada pelo Bispo de Setúbal, D. José de Ornelas, que elogiou os escuteiros adultos pela sua dedicação à Natureza nestes cinquenta anos de serviço ao próximo.

Pela parte da Fraternidade foram reconhecidos alguns amigos e entidades que sempre apoiaram o escutismo na região: D. José de Ornelas, Ginásio Atlético Clube (Baixa da Banheira), Junta de Freguesia de Baixa da Banheira e Vale de Amoreira, Associação dos Amigos da Quinta do Álamo e o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Seixal. A todos, o nosso muito obrigado!

P´la Direção Regional de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares – Secretário Regional – Mário de Almeida

- publicidade -

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo