Seixal

Seixal | Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe apoia publicação de obras

A Câmara Municipal do Seixal criou o Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, que visa apoiar a publicação de obras nas categorias de literatura e estudos locais, através da atribuição de prémios no valor de 5000 e 2500 euros.

Com este prémio a autarquia pretende reforçar o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município.

Eufrázio Filipe foi presidente da Câmara Municipal do Seixal e da Mesa da Assembleia Municipal do Seixal.

A instituição deste prémio tem por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.

Com periodicidade anual, além de estudos locais, o prémio literário irá distinguir obras nas áreas da novela, conto, romance e poesia, que deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio, podendo apresentar-se um único trabalho por categoria.

Os candidatos têm de ser maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho, no caso do prémio para literatura. Na categoria de estudos locais, a participação é aberta a todos os interessados.

As candidaturas podem ser individuais, em coautoria ou coletivas, mas não póstumas ou de natureza infantojuvenil.

As candidaturas são anónimas e devem ser feitas em envelope fechado, tendo no exterior o pseudónimo adotado pelo autor e a referência «Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe». No interior do envelope, deverá constar um outro envelope fechado e identificado no exterior apenas com o pseudónimo, contendo no seu interior os dados do candidato: nome, morada e comprovativo, idade, profissão, telefone, e-mail, cópia do Cartão de Cidadão e declaração de compromisso de honra, garantindo que o texto a concurso é da sua autoria.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues até final do mês de fevereiro de cada ano civil, na Biblioteca Municipal do Seixal, ou enviados por correio, através de carta registada com aviso de receção, para a morada: Biblioteca Municipal do Seixal, Quinta dos Franceses, 2840-499 Seixal.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorrerá no último dia do programa da edição d’O Livro em Festa (abril/maio).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *