Seixal | Comissão de Utentes lança abaixo-assinado a exigir mais médicos e enfermeiros no SNS

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal anunciou que vai lançar um abaixo-assinado ‘Pelo Direito à Saúde: Queremos médicos e enfermeiros de família!’, dirigido ao Governo e ao Presidente da República.
O documento, «que estará à disposição da população em diversos locais» vai exigir a construção do Hospital no Seixal, «há muito prometido e anunciado», e a contratação de recursos humanos e técnicos suficientes no SNS.
«No Concelho do Seixal existem 172.239 utentes inscritos nos Centros de Saúde, sendo que, destes, 36.239 não têm médico e enfermeiro de família (um em cada cinco utentes!), situação agravada nos últimos anos pela ausência de contratação de profissionais em número suficiente» refere a nota da Comissão pulicada este domingo nas redes sociais.
A Comissão frisa que «mesmo os utentes com equipa de família aguardam meses por uma consulta» e acrescenta que «a limitação do acesso a cuidados de saúde é transversal a várias áreas de cuidados e de especialidades clínicas, como Psicologia, Nutrição, Estomatologia, Terapia da Fala, entre outras».
Outro aspecto da nota divulgada remete para a sobrelotação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, «com elevados, perigosos e desumanos tempos de espera nas urgências, nas consultas externas e na realização de exames complementares de diagnóstico».
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito