Seixal

SEIXAL – Alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro protestam por falta de condições

Contra o amianto, falta de condições e assistentes operacionais, os alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro a realizarem um protesto esta manhã à porta da escola.

No comunicado enviado à comunicação social, a Associação de Estudantes informa que «como todos nós sabemos tem faltado às escolas  investimento por parte dos sucessivos Governo PS PSD e CDS, mostrando este despreocupação e desinteresse.

A Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal) não fica de fora desta longa lista de escolas que é preciso investir Infelizmente, os problemas da Escola Secundária Manuel Cargaleiro não são poucos e não são de agora. Um exemplo disso são os telheiros que ainda são portadores de Amianto (encontram-se partidos, libertando, assim, substâncias cancerígenas  prejudiciais ao organismo), um número elevado de falta de funcionários, o que obriga, muitas vezes, ao encerramento de muitos  serviços da escola e, por fim, problemas a nível de infraestrutura (deterioração dos pavilhões: problemas a nível de pintura e rachas) que resulta muitas vez na entrada de água para dentro do edifício de educação física e até das canalizações (a água contém substâncias químicas que a tornam esbranquiçada) como podemos ver nos anexos do e-mail que se seguem.

No período passado foi realizada uma RGA (Reunião Geral de Alunos) para que os alunos pudessem estar a par de tudo e tomassem nas suas mãos o direito de discutir e decidir que querem outro rumo para a nossa escola e que o Governo da República Portuguesa tem que assumir a responsabilidade.

Com isto, como Associação de Estudantes da ES Manuel Cargaleiro irá defender os interesses dos estudantes e vai lutar para que estes problemas sejam resolvidos o mais breve possível. Neste processo decidimos marcar uma manifestação para dia 11 de janeiro esta sexta feira às 8:00 horas à entrada da escola. Nesta manifestação iremos reivindicar os problemas que temos sido alvo como por exemplo: o amianto nos telheiros, número insuficiente de funcionários e a falta de financiamento da parte do Governo à escola.

A nossa escola como já foi referido não é a única , por isso iremos anunciar um abaixo-assinado para circular em todas as escolas do concelho para exigir mais investimento na escola pública.  Pedimos a todos os órgãos da comunicação social possa estar presente as 08:15 nos portões da escola.

Se esta Manifestação não resolver os problemas da nossa escola vamos avançar com uma carta a todos os partidos com assento parlamentar e uma nova manifestação em conjunto com todas as escolas do concelho do Seixal.

Até agora temos sentindo uma solidariedade por parte da Associação de Pais, professores e assistentes operacionais da escola que estão de acordo com a nossa luta! Este assunto é gravíssimo e tem de ser resolvido o mais rapidamente possível. Por esse motivo convocamos a comunicação social a aparecer dia 11 de Janeiro às 8:15 horas à entrada da Escola Secundária Manuel Cargaleiro.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *