Alcácer do SalDistrito de SetúbalPaísSantiago do CacémSeixal

SEGURANÇA – Quatro concelhos do distrito em risco de ‘inundações graves’

Alcácer do Sal, Seixal, Setúbal e Santiago do Cacém são os quatro concelhos do distrito que estão em maior risco de inundações graves, segundo um levantamento realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Os resultados foram publicados no relatório Avaliação Preliminar do Risco de Inundações em Portugal continental, e identificam 71 locais em risco de inundações, sendo que a de de maior risco é a do Tejo e zona oeste, seguindo-se as regiões do Vouga, Mondego e Lis e a das ribeiras do Algarve.

O relatório elabora uma listagem de perigosidade, sendo que o Seixal está em 44.º lugar, seguido depois por Setúbal em 46.º; Alcácer do Sal em 47.º e Santiago do Cacém em 48.º lugar e está em consulta pública.

Após este levantamento, vai caber a cada concelho elaborar Planos de Gestão de Risco, delimitando as áreas de inundação ao longo de 2019, em colaboração com os serviços de Protecção Civil.

A APA analisou todas as grandes inundações desde 2011 e concluiu que os 303 eventos registados foram provocados principalmente por forte precipitação, subida dos rios e deficiente drenagem. Em Portugal, o mar não é um dos grandes motivos de preocupação.

A designação de ‘inundações graves’ são «aquelas que pelos seus efeitos negativos podem provocar a perda de vidas, a deslocação de populações, danos no ambiente e no património cultural, ser prejudiciais para a saúde humana, comprometer o desenvolvimento económico e prejudicar todas as actividades da comunidade».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *