AtualidadeDistrito de Setúbal

SEF suspende colaboração com Associação Edintsvo em Setúbal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras decidiu suspender os pedidos de colaboração a pessoas ligadas à Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), depois de uma reportagem do jornal ‘Expresso’ que levanta suspeitas de que refugiados ucranianos estão a ser recebidos em Setúbal por russos pró-Putin.

Segundo a reportagem, refugiados viram os seus documentos de identificação fotocopiados e foram interrogados sobre familiares que ficaram na Ucrânia, o que levantou suspeitas e receios.

Em resposta à Lusa, o SEF refere que «não tem qualquer protocolo assinado com a Associação EDINSTVO.

Não obstante, identificámos que foi solicitada pontualmente, pela Delegação de Setúbal do SEF, a colaboração de serviços de tradução, através de trabalho voluntário de uma cidadã de origem ucraniana, com nacionalidade portuguesa, que pertence à referida associação» e frisa que o presidente da associação «não prestou qualquer colaboração ao SEF».

No entanto, a direção nacional determinou na sexta-feira que «as solicitações efetuadas a pessoas ligadas a essa associação fossem suspensas».

A Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo) está instalada desde 2005 na cidade sadina, e terá sido Igor Khashin, o presidente desta, e a sua mulher, Yulia Khashin, técnica superior na autarquia de Setúbal, quem receberam os refugiados no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal e terão alegadamente fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos.

Ontem o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, esteve na Assembleia Municipal de Setúbal, e a autarquia já divulgou um comunicado sobre o assunto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *