AtualidadeDestaqueEconomiaMobilidade

Sector dos transportes preocupados com preço do aditivo para diesel

Não é apenas o preço dos combustíveis que está a preocupar o sector dos transportes em Portugal.

O AdBlue, aditivo obrigatório nos motores a diesel mais recentes que tem como objectivo reduzir as emissões poluentes, está a chegar a preços ‘incomportáveis’ segundo os responsáveis.

O motivo foi o aumento dos preços do gás e da electricidade, que levou a que três dos maiores produtores europeus de AdBlue parassem temporariamente a produção, causando a escassez do produto e consequente aumento de preços.

À TSF, vários responsáveis do sector dos transportes demonstraram a sua preocupação, com Pedro Polónio, presidente da Antram – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, a explicar que «o AdBlue custa agora, face ao período antes do Verão, três vezes mais, o que implica para as empresas de transporte um custo superior a 100 euros por mês só para AdBlue».

Acresce a esta situação a dificuldade no abastecimento do produto «e em Portugal e em Espanha, e já houve dias de ruptura» referiu Pedro Polónio.

«Actualmente mais de 70 a 80% da frota já utiliza AdBlue e, não havendo possibilidade de abastecimento do AdBlue, isso implicará a paragem das viaturas, uma vez que, sem este aditivo, estão tecnicamente preparadas para pararem.

Além disso, existe legislação europeia que obriga a que uma viatura certificada como Euro 6, por exemplo, tenha de estar a consumir AdBlue, sob pena de estar a incumprir esta certificação.»

Também à TSF o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos, alertou que há marcas que já estão a recusar vender este aditivo: «é o caso da Renault. Em contacto com eles, soubemos que estão a reservar este produto só para carros das marcas deles. Não estão a vender a ninguém, é só para consumo interno.»

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que ainda não se vive um período de escassez, mas que os postos de combustível confirmam algumas dificuldades no abastecimento de AdBlue, assim como a crescente subida do preço do aditivo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *