CrimeDistrito de Leiria

Secretário de Junta de Freguesia apropriou-se de mais de 135 mil euros do erário público

A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria deteve dois homens, de 36 e 53 anos, pelos crimes de peculato e de falsificação no seguimento de denúncia recebida em Setembro passado.

Via comunicado enviado esta quarta-feira às redacções, a PJ indica que “um dos arguidos, entre 2017 e 2022, no exercício da função de Secretário da Junta”, apropriou-se de “valores ainda não cabalmente apurados, superiores a € 135 000”.

Fazendo seu o dinheiro público, através de movimentos com cartão bancário, transferências ou por falsificação de cheques da Junta, prossegue a PJ, o suspeito “aplicava parte dos valores em beneficio de outrem, pessoa das suas relações privilegiadas e coarguido, também detido”.

Quando detectados e de forma a afastar as suas responsabilidades, os arguidos, em coautoria, “fizeram crer aos actuais responsáveis políticos locais que os dinheiros da Junta haviam sido utilizados em aplicações rentáveis, falsificando documentos bancários”.

Os detidos serão agora presentes às competentes Autoridades Judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.

O comunicado não identifica a Junta de Freguesia em questão, apenas referindo que os mandados de detenção foram emitidos pelo Ministério Público – DIAP de Tomar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *