Distrito de Viana do Castelo

Secretária de Estado do Turismo visitou Caravela Vera Cruz e elogiou Caminho Marítimo de Santiago como “produto inovador”

Em Viana do Castelo, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, visitou hoje a Caravela Vera Cruz, que está atracada na antiga doca comercial ao longo de dois dias no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”

A bordo da caravela, a governante desejou continuação de boa viagem aos navegadores e considerou este um “projeto inovador” que deve ser valorizado e financiado.

“Espero que dentro em breve possamos rentabilizar e monetizar este produto turístico. Este produto tem enorme potencial porque junta duas enormes valências nacionais: o Mar, porque Portugal é um país virado ao mar e sempre a abraçar o mar; e o Caminho de Santiago, que ganhou, nos últimos tempos, até fruto das situações pandémicas, uma importância enorme”, indicou.

Por isso, Rita Marques assumiu existir a “responsabilidade” de “acarinhar projetos desta natureza, independentemente das vicissitudes”. “Este é um projeto regional, mas também nacional e transfronteiriço, pelo que chamo a mim a responsabilidade de, com tempo, no próximo ano encontrarmos formas de financiamento para este produto turístico inovador e que junta dois ativos nacionais enormes”, frisou.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu ser “um privilégio, em terra de mar e de marinheiros”, receber a Caravela Vera Cruz e o Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”. “O Caminho de Santiago é terrestre, mas acho que o Caminho Marítimo faz sentido e tudo isto se conjuga, pelo que estamos todos de parabéns”, declarou.

António José Correia, da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, explicou que há uns meses começaram a trabalhar para que “pudéssemos ancorar este projeto na rede que já temos”, garantindo que “houve uma adesão instantânea a este Caminho” que integra a Estação Náutica do Alto Minho e diversos parceiros.

O Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte (ETPN), Luís Pedro Martins, indicou que a ETPN é parceira das Estações Náuticas “por todas as razões”, incluindo “sermos a entidade gestora dos Caminhos de Santiago”.

“Estamos a falar de uma região que é a que tem mais Caminhos certificados, o Caminho do Interior e o Caminho da Costa, estando a dias da certificação do Caminho Central e com mais dois em bom andamento. Agora temos esta surpresa do Caminho Marítimo, que foi surpresa por surgir em tempo recorde”, considerou o responsável da entidade. “Queremos agora, com tempo, estruturar este produto”, disse, assumindo vontade em conseguir captar financiamentos para este projeto que vem valorizar os Caminhos de Santiago.

Recorde-se que Viana do Castelo recebe, até ao início da manhã desta sexta-feira, a Caravela Vera Cruz no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, na qual foi acompanhada por cerca de 20 embarcações de recreio que fizeram esta “peregrinação marítima”. O “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, composto por nove etapas em Portugal, teve início em Vila Real de Santo António, no passado dia 28 de maio, com paragens em Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e, agora, Viana do Castelo. Seguiu depois rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com a chegada a acontecer a 13 de junho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *