Sociedade

Secadores de unhas com luz ultravioleta causam alterações do ADN

As manicuras usam com frequência os dispositivos que servem para secar as unhas de gel, com um espetro próprio de luz UV, de 340 a 395nm (comprimento de onda), usado para secar os produtos químicos que constituem os vernizes.

Um estudo partilhado esta terça-feira, pela revista científica Nature Communications, revelou que a utilização destes secadores que recorrem à emissão de luz ultravioleta, leva a “20% a 30% de morte celular numa sessão de 20 minutos” e que “três exposições consecutivas de 20 minutos causaram a morte de entre 65% a 70% das células expostas”. Com este fenómeno, alguns dos danos causados ao ADN não são reparados, causando mutações genéticas.

“Estes aparelhos são comercializados como seguros (…). Mas até agora, do que sabemos, ninguém os estudou ou ao modo como afetam as células humanas a nível molecular e celular”, alertou o professor de bioengenharia e medicina celular e molecular na Universidade da Califórnia em San Diego, e um dos autores do estudo, Ludmil Alexandrov.

A equipa de cientistas comparou este tipo de aparelho com os que usualmente se vêem nos solários, que também emitem radiação de forma a bronzear o corpo dos clientes. A exposição a este tipo de luz, pode representar um perigo a longo prazo visto estar cientificamente comprovado que as emissões de raios UV podem provocar o cancro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *