Parceiros
AtualidadePaísSociedade

Seca meteorológica em risco de se agravar em Portugal

- publicidade -

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se agrave em Portugal continental durante o mês de fevereiro.

No mesmo documento, o IPMA diz que a seca meteorológica piorou durante o mês de janeiro.

No boletim divulgado esta quinta-feira, o IPMA indica que a seca que começou em novembro passado “mantém-se e agravou-se à data de 25 de janeiro”, sendo que 54% do território está em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.

Não se prevendo chuva significativa até, pelo menos, 3 de fevereiro, “será muito provável o agravamento da situação de seca meteorológica no final de fevereiro, em todo o território do continente”.

Para “diminuir significativamente” ou acabar com a seca seria preciso que no norte e centro do país chovesse mais do que 200 a 250 milímetros e no sul mais de 150 milímetros, algo que “somente ocorre em 20% dos anos”.

Todos os meses desde outubro passado têm sido “muito secos” e apenas choveu 45% da média de precipitação para o mesmo período entre 1971 e 2000.

Entre 01 e 25 de janeiro choveu um quarto do que essa média e o mês está a caminho de se tornar um dos “três janeiros mais secos dos últimos anos”, adianta o IPMA.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário