País

SAÚDE – Programa de saúde oral em municípios do distrito de Setúbal

Alcochete, Barreiro, Montijo, Seixal e Sines são cinco dos vinte e três municípios que assinaram no dia 18 de Setembro o protocolo ‘Saúde Oral Para Todos’, no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários.

O Centro Cultural de Belém foi o palco escolhido para a cerimónia onde foram assinados protocolos de colaboração entre várias dezenas de municípios e as cinco Administrações Regionais de Saúde e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, entre outros.

Fernando Araújo sublinhou que a meta é ter, até Junho de 2020, “os 278 municípios com pelo menos um consultório de médico dentista”, disse, sublinhando que o que se pretende é “proximidade nos centros de saúde, qualidade e sobretudo equidade no país”, e embora a intenção é que seja alargado a todos, a prioridade, do ponto de vista clínico, vai tentar abranger os doentes com mais patologias de saúde oral ou outras e a população mais vulnerável.

Adalberto Campos Fernandes referiu na sua intervenção que ter um consultório de médico dentista nos centros de saúde de todos os municípios do país até 2020 é “uma medidda histórica” além de ser um “sinal muito positivo da descentralização”.

O actual Governo tem como meta no seu Programa para a Saúde a criação de, pelo menos, um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde (ACES) até ao final da presente legislatura.

As experiências-piloto avançaram em 2016, em 13 centros de saúde, na altura com a designação de ‘Médicos Dentistas nos Cuidados de Saúde Primários’ foi implementado nos centros de saúde de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cartaxo, Costa da Caparica, Fátima, Lourinhã, Mafra, Moita, Montemor-o-Novo, Portel, Rio Maior e Salvaterra de Magos, existindo já 63 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários de norte a sul do país.

Fonte: ARSLVT


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *