PaísPolítica

SAÚDE – Enfermeiros avançam hoje com nova greve nos blocos operatórios

Os enfermeiros voltam a parar blocos operatórios de sete hospitais públicos a partir das 08h00, numa greve que vai durar até ao fim de fevereiro.

Apesar da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal terem suspendido a nova greve cirúrgica, a falta de acordo com o Governo, na reunião de ontem, levou a que fosse remarcada a paralisação.

A greve vai afetar pelo menos sete centros hospitalares, entre os quais o Hospital Garcia de Orta, em Almada, o Hospital de Braga e o Hospital de São João, no Porto.

A reunião de ontem, que durou cinco horas, não teve os resultados esperados, mantendo-se as principais questões que dividem o Governo e sindicatos: o descongelamento da progressão na carreira e o aumento do salário base dos enfermeiros.

Lúcia Leite, presidente da ASPE afirmou que não existe “uma proposta concreta” continuar a negociar. “Estão encerradas as negociações”, afirmou esta responsável aos jornalistas no fim da reunião no Ministério da Saúde.

Também o presidente do Sindicato Democrático dos enfermeiros em Portugal, Carlos Ramalho, disse que faltaram “condições mínimas para chegar a consenso”.

No fim da reunião, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado em que diz que foi “apresentado um conjunto de propostas equilibrado e sustentável, o mais aproximado possível às reivindicações desta classe profissional”.

O mesmo comunicado refere que os aumentos reivindicados teriam um impacto financeiro estimado de 216 milhões de euros e que a antecipação da idade da reforma (para os 57 anos) significaria um impacto de 230 milhões de euros.

O Ministério recordou ainda que já foi acordada anteriormente uma estrutura de carreira com três categorias, nas quais estavam a de enfermeiro especialista e a de enfermeiro gestor, conforme “as principais reivindicações dos sindicatos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *