PaísSeixal

SAÚDE – Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal critica situação nas urgências hospitalares

Em nota de imprensa, a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal (CUSCS) torna pública a tomada de posição relativa à situação caótica nos serviços de Urgências hospitalares públicas do distrito de Setúbal em geral e, em particular, nos Atendimentos Complementares do ACES Almada/Seixal.

«Os serviços de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta (HGO) vivem, neste momento, uma situação de atrasos no atendimento muito superiores ao tolerável.

Tal facto deriva de um afluxo elevado de utentes sem que os serviços estivessem capacitados com profissionais suficientes para o respectivo atendimento.

Esta situação, normal e previsível nesta altura do ano, tem origem no tardio acionamento do Plano de Contingência da Gripe (PCG), seja ao nível dos cuidados de saúde primários, seja nos serviços de urgência dos hospitais do distrito de Setúbal, que entupiram (em particular os Hospitais do Barreiro e de Setúbal), exercendo enorme pressão sobre o HGO, que chegou a encaminhar doentes para Lisboa.

Só ontem o PCG foi accionado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, prevendo-se que os centros de saúde venham a dispor progressivamente de uma maior disponibilidade nos próximos dias, com períodos alargados durante a semana e aos fins-de-semana, desconhecendo-se ainda, onde e em que horários.

Não deixa ainda de causar alguma apreensão o conflito laboral que opõe os enfermeiros à Direcção Executiva do ACES Almada/ Seixal, deixando os Atendimentos Complementares dos concelhos de Almada e Seixal sem cuidados de enfermagem aos feriados e fins-de-semana.

Este diferendo decorre desde 1 de Dezembro passado, por os enfermeiros se negarem a trabalhar nesses períodos sem a respectiva compensação salarial que lhes é estranhamente recusada.

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal

Corroios, 5 de Janeiro de 2019»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *