AtualidadeDestaqueDistrito de Setúbal

São Sebastião | Nova plataforma reforça participação cidadã

A Junta de Freguesia de São Sebastião disponibiliza, no seu site, uma nova e mais eficiente forma de interação com os cidadãos que queiram reportar questões, ocorrências e anomalias detetadas no território da freguesia, manifestar a sua opinião sobre determinado assunto ou enviar sugestões de melhoria.

“Eu Participo!”, disponível aqui, permite a qualquer cidadão manifestar o seu parecer sobre temas de interesse para a freguesia e reportar situações que necessitem de intervenção no território, fomentando a cidadania participativa.

Através do preenchimento de um simples formulário, o utilizador escolhe o assunto, de entre as várias opções disponíveis, tais como: corte de ervas, higiene urbana, manutenção do parque escolar, reparação de calçada, tratamento de espaços verdes, entre outros. Pode igualmente descrever a situação, anexar fotografias e indicar a localização, mediante a inserção do nome da rua ou da referenciação num mapa interativo.

Internamente, as solicitações e sugestões são rececionadas em tempo real e podem ser imediatamente enviadas para os serviços competentes da Junta de Freguesia ou, caso a situação não se enquadre nas competências da autarquia, encaminhadas para as devidas entidades responsáveis (CMS, Amarsul, EDP, etc.). A gestão torna-se mais ágil e eficiente, contribuindo também para uma mais célere análise e execução das ações solicitadas.

Os cidadãos vão sendo informados sobre o progresso das participações, através de correio eletrónico, ou, caso tenham efetuado o registo online, através da sua área pessoal criada na própria plataforma, na qual podem acompanhar o estado das suas solicitações, assim como visualizar e consultar todas as situações já por si reportadas.

O uso do “Eu Participo!”, que passará a ser um dos principais canais digitais para comunicar remotamente com a Junta de Freguesia, evita que os cidadãos tenham de se deslocar à nossas instalações físicas, garantindo a segurança de todos no atual contexto epidémico.

De referir que, além deste novo recurso, a Junta de Freguesia de S. Sebastião dispõe também, desde 2017, de uma aplicação móvel, disponível para os sistemas Android e iOS, que permite recorrer à câmara fotográfica do telemóvel para a captura de imagens em espaços públicos e direcionar sugestões aos serviços da autarquia. Esta aplicação disponibiliza as últimas notícias, agenda de eventos, consulta de serviços, documentos de gestão, rede escolar e associativismo da freguesia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *