AgendaDistrito de LeiriaPaísReligiãoSociedade

Santuário de Fátima convida a celebrar o Natal com “fé fraterna e solidária”

Na mensagem de Natal de 2021, divulgada na passada sexta-feira, dia 18 de dezembro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apela a uma vivência do Natal centrada numa fé atenta ao próximo.

“Tocar este mistério e ser tocados por Deus, que assim se revela, leva-nos, de forma inevitável, a dar testemunho desta bela notícia, que é a Mensagem de Jesus”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem divulgada em vídeo, partindo do tema que o Santuário de Fátima assumiu para o presente ano pastoral: “Levanta-te! És testemunha do que viste”.

“Somos desafiados a dar testemunho do Natal de Jesus Cristo: viver em modo de louvor e gratidão pelo que Deus fez e faz em nós; acolher os sinais da proximidade de Deus (…) nos rostos simples e humildes da humanidade o Rosto de Deus”, afirma Carlos Cabecinhas.

O Santuário de Fátima destina a receita dos peditórios das Missas desta quadra a uma obra social. Este ano, os contributos serão entregues às Criaditas dos Pobres, uma congregação da diocese de Coimbra.

O programa de celebrações iniciou-se já ontem, no quarto domingo do Advento, com a bênção das crianças, na Missa das 11:00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste espaço de culto irão celebrar-se as mais importantes Missas deste tempo: a Missa do Galo às 23:00 do dia 24 de dezembro; e a Missa da Solenidade do Natal, às 11:00 do dia seguinte.

A 31 de dezembro, será rezada uma Missa de Acção de Graças pelo ano que termina, na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 22:00, seguindo-se a oração do Terço do Rosário na Capelinha das Aparições.  À meia-noite, haverá o toque do carrilhão da torre sineira da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. No primeiro dia de 2022, que na liturgia celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, a Missa das 11:00 decorre também na Basílica da Santíssima Trindade. À tarde, após a Missa das 15:00, será realizada uma Procissão Eucarística.

Todas as celebrações terão transmissão em direto na página do Santuário de Fátima e nas redes sociais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *