Santiago do Cacém

Santiago do Cacém já pode receber maior parque fotovoltaico da Europa

A Iberdrola e a Prosolia Energy obtiveram licença ambiental para construir, em São Domingos, Santiago do Cacém, o maior projeto fotovoltaico da Europa, com 1.200 megawatts (MW) de potência instalada, que deverá entrar em funcionamento em 2025, foi esta terça-feira divulgado em comunicado pela empresa espanhola.

A licença ambiental, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), viabiliza a construção daquele que é considerado «o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo».

O parque solar fotovoltaico que já tem nome de ‘Fernando Pessoa’, «irá fornecer energia limpa, barata e de produção local suficiente para responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências, uma população equivalente a quase duas vezes a cidade do Porto».

Ainda segundo o comunicado da Iberdrola, «a instalação, cuja ligação à rede já está contratada com a operadora portuguesa REN, evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano, volume necessário para produzir a mesma quantidade de energia em ciclo combinado».

A empresa garante ainda a proteção da biodiversidade, frisando que «o terreno poderá ser utilizado pelos pastores locais como pasto para a criação de gado ovino e serão introduzidas colmeias, o que contribuirá para melhorar a estabilidade dos ecossistemas e aumentar o rendimento do cultivo nas terras agrícolas circundantes», além de adiantar que «serão feitas plantações na área ao redor da infraestrutura para substituir eucaliptos por árvores autóctones».

O projeto contempla um Programa de Ações Socioeconómicas, que inclui medidas como a formação profissional na área da energia ou o apoio ao setor do turismo, além do fornecimento de energia solar às comunidades próximas, acrescentou.

A empresa estima que este parque crie «até 2.500 postos de trabalho, a maioria desempenhados por trabalhadores locais».

Este não foi um projecto consensual, e em abril de 2021 geraria mesmo contestação popular, o que levou a que o projecto inicial da Prosolia Energy, que envolvia mil milhões de euros de investimento, tivesse sido reformulado após o parecer desfavorável da APA.

O projeto contemplava a instalação de mais de 2,2 milhões de módulos solares dupla face numa área de 1.262 hectares na freguesia de São Domingos e Vale de Água, no concelho de Santiago do Cacém.

O projeto reformulado passou a prever a instalação de pouco menos de dois milhões de painéis solares fotovoltaicos, distribuídos por quatro sub-parques, numa área de quase 1.245 hectares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *