Santiago do Cacém

Santiago do Cacém | Caso de grávida que perdeu bebé alvo de inquérito pelo INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica vai abrir um processo de inquérito interno com vista a «apurar em pormenor a atuação» do organismo num caso de assistência a uma grávida de Santiago de Cacém.

O caso ocorreu no final do mês de abril e de acordo com o casal, residente em Ermidas-Sado, Santiago do Cacém, desde que foi feita a chamada para o INEM a pedir transporte, uma vez que o parto estava a ocorrer, a grávida «esteve mais de duas horas dentro da ambulância sem saber para que unidade hospitalar iria».

O bebé viria a morrer durante o parto, e o INEM enviou hoje um comunicado à Lusa, no qual começa por «lamentar profundamente o desfecho que a situação veio a conhecer», e no qual dá conta que, «de acordo com os registos disponíveis, no dia da ocorrência, em abril, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu, às 21h57, uma chamada para uma utente, grávida de 32 semanas.

Foram acionados, às 22h02, os Bombeiros de Santiago do Cacém que, depois de assistirem a utente, transmitiram, às 22h35, os dados clínicos ao CODU.

Por seu turno, em função da informação recebida, o CODU deu indicação para ser efetuado o transporte da utente ao Hospital de Beja, por esta ser a unidade mais próxima da ocorrência com a especialidade de Obstetrícia e Bloco de Partos.»

De acordo com o INEM, foi também acionada, «às 22h51, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Beja para ir ao encontro da ambulância que já se encontrava a caminho do hospital, permitindo desta forma que a utente tivesse mais rapidamente acesso a cuidados de saúde diferenciados».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *