Santiago do Cacém

Santiago do Cacém | Autarca exige suspensão de obras na EN121 após sequência de acidentes

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, exigiu «a suspensão imediata das obras na passagem desnivelada da Estrada Nacional 121 (EN121) e a reabertura daquela via até serem definidas alternativas seguras».

As obras a cargo da empresa Infraestruturas de Portugal, visam a supressão da passagem de nível na EN121, entre Santiago do Cacém e São Bartolomeu da Serra e a construção de uma passagem superior, e obrigaram ao corte daquela via no início desta semana.

Como alternativa, o trânsito de veículos ligeiros passou a ser feito pela Mulinheta, uma estrada municipal que, apesar de ter sido recentemente pavimentada, «acarreta um conjunto de riscos», explicou à agência Lusa o presidente da câmara, Álvaro Beijinha, que se reuniu na semana passada com o presidente da IP, Miguel Cruz.

Segundo o autarca, esta via «além de não estar devidamente sinalizada, acarreta um conjunto de riscos, e a prova é que só nos primeiros dois dias após o corte da estrada, houve pelo menos quatro acidentes naquele troço alternativo de 4,5 quilómetros».

Álvaro Beijinha especificou que «a via não comporta o tráfego que está a ter porque tem quatro metros de largura e, apesar de ter sido recentemente pavimentada já apresenta problemas, até porque, estando proibida a pesados, é certo que já foram detetados vários pesados a passar ali à revelia».

Esta situação afeta também cerca de 180 alunos que utilizam os transportes públicos para frequentarem as escolas na sede do município e no concelho vizinho de Sines, que são obrigados a fazer um desvio de quase 20 quilómetros.

«Os alunos de Alvalade têm de sair às 06h15 da manhã e só conseguem regressar a casa às 20h30.»

Nessa reunião com a IP o autarca pediu «a suspensão imediata da obra», uma vez que numa visita ao local, foi possível perceber «que ainda não tinha decorrido qualquer trabalho na via, podendo ser reaberta até serem encontradas soluções diferentes».

Estas soluções podem passar por uma via de sentido único na estrada da Mulinheta e a qualificação de uma estrada de terra batida, paralela à linha ferroviária, para a circulação do trânsito no sentido contrário, de modo a minimizar o perigo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *