País

Santana Lopes gastou mais de 230 mil euros em ajustes directos com amigos em apenas um ano de mandato na Figueira da Foz

Pedro Santana Lopes terá gastado mais de 231 mil euros num único ano de mandato na Câmara da Figueira da Foz em ajustes directos com amigos e os seus filhos, bem como com apoiantes políticos e colegas do Aliança, partido que fundou em 2018 e que entretanto abandonou. A notícia é avançada pela TVI/CNN Portugal.

Segundo um advogado consultado pelo canal, os contratos celebrados pelo antigo primeiro-ministro (que serão mais de uma dezena) podem ser ilegais por “estarem a mascarar outro tipo de relações”.

Apesar de o município ter cerca de 800 funcionários, o actual autarca da Figueira da Foz terá contratado estas pessoas invocando a ausência de recursos próprios. “Somos muito poucos para todas as tarefas que temos”.

Dos contratos estabelecidos, a CNN Portugal ressalva o assinado com a psicóloga clínica Ana Oliveira, a 17 de Dezembro de 2022, para promover a inclusão do município na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, por 2.500 euros (+ IVA) mensais.

Ana Oliveira, apesar de não ter qualquer experiência comprovada em cuidados continuados, é presidente da concelhia do PSD na Figueira da Foz. Actualmente, no executivo municipal, existem quatro vereadores do movimento ‘Figueira A Primeira’ (de Santana Lopes), quatro do PS e um do PSD – a quem cabe o papel de desempate.

Questionado pela estação televisiva sobre se tal não poderá levantar suspeitas de compra de favores políticos, Santana Lopes respondeu: “Não tenho essa informação”. Instado a comentar as acusações de nepotismo, Santana Lopes refutou: “Nepotismo a propósito de quê? Não roubo, não me vendo, não violo a lei. Faço aquilo que me parece mais adequado para a defesa do interesse público”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *