Mundo

Sandes e alimentos confiscados nas fronteiras a viajantes do Reino Unido

Os oficiais alfandegários no porto de Hook, na Holanda estão a confiscar sandes e todos os produtos alimentares aos viajantes que chegam aos Países Baixos via ferry da Inglaterra, segundo o jornal ‘Independent’.

Na reportagem de uma televisão holandesa pode ver-se um dos viajantes a ter a sua bagagem revistada e apreendidas as sandes de presunto.

Quando pede se pode pelo menos ficar com o pão, isso é também recusado e ainda ouve um «Benvindo ao Brexit, senhor. Desculpe.».

Coube também aos oficiais alfandegários explicar aos que entram no país as regras pós-Brexit para automobilistas, que proíbem a entrada de produtos alimentares de origem animal do Reino Unido para países da União Europeia.

«Desde o Brexit, já não autorizamos que certos produtos alimentares do Reino Unido entrem na Europa” explicou um dos oficiais em serviço no porto marítimo de Hook.

O Governo britânico já havia emitido avisos para os viajantes ingleses que se deslocassem a outros países da União Europeia, explicando que «a partir de 1 de Janeiro de 2021 não é permitida a entrada de produtos de origem animal como os que contêm carne ou lacticínios (como uma sandes de queijo e presunto) na União Europeia».

Embora possa até parecer cómico, esta questão está a levantar problemas aos produtores e às suas exportações, que vêm a porta para a Europa agora fechada, e muitas empresas também exportadoras de peixe e marisco, estão em risco de encerrar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *