Atualidade

Samouco acolheu Benção dos Animais pelo quinto ano consecutivo

Esta iniciativa única ainda na região realiza-se pelo quinto ano consecutivo, e este ano contou com a presença de diversas bancas de artesanato com produtores locais, e com uma banca de doces caseiros e rifas a cargo do Agrupamento de Escuteiros do Ar. Marcaram presença no evento as Associações de Protecção de animais: “Anjo Animal”  e  “ Os Canitos”.

Pelas 14 horas e 30 minutos abriu ao público a pequena feira com artigos artesanais, o que constituiu mais um polo de atracção para que os donos ali acorressem com os seus animais que foram benzidos individualmente, tendo a bênção começado pouco depois das 16 horas.

Esta iniciativa, que os organizadores desejam ver alargada e replicada nos Concelhos vizinhos, surgiu de uma dia da Dra. Sandra Costa Antunes, Advogada, que é devota de São Francisco de Assis e uma conhecida defensora local da causa animal, e do Pároco da Freguesia do Samouco – Senhor Padre Jorge – também ele um fervoroso defensor da causa animal que considera este tipo de iniciativas relevantes para sensibilizar as populações para o cuidado e respeito que os animais merecem, sendo mais um passo a somar às recentes alterações legislativas que vieram reforçar a protecção dos animais enquanto não meros objectos.

Gradualmente, animais de várias espécies, devidamente acompanhados e vigiados pelos seus donos, foram-se colocando nas imediações do adro da Igreja, onde subiram para receberem cada um deles a sua bênção. Cães, gatos, pássaros, coelhos, porcos da Índia e até uma exótica cobra, cerca de cem animais receberam individualmente a sua bênção numa iniciativa que foi também abençoada pelas condições atmosféricas que, contrariando as previsões meteorológicas, se mantiveram propícias ao decurso de todo o evento religioso carregado de simbolismo e patrocinado por São Francisco de Assis, Santo protector dos animais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *