País

Sabe que já não precisa do Cartão de Eleitor para votar?

As eleições europeias vão ser as primeiras a implementar as alterações que foram aprovadas em Agosto de 2018 no que respeita às leis eleitorais e à lei do recenseamento eleitoral.

O número de eleitor foi abolido e os cadernos eleitorais passaram a ser ordenados por ordem alfabética. Para votar, basta indicar o seu nome completo e entregar o seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. Poderá utilizar outro documento oficial com fotografia atualizada (carta de condução ou passaporte).

Também o seu local de voto habitual pode ter sido alterado, bem como a secção onde costumava votar.

Como no próprio dia pode ser difícil consultar as listas à procura do seu nome ou saber onde vai votar, previna-se e obtenha a informação antecipadamente.

Para tal basta enviar um SMS para 3838 com a mensagem RE (espaço) número do CC ou BI (espaço) data de nascimento (ano, mês e dia, sem espaços). Exemplo: «RE 7424071 19820803» e receberá uma resposta imediata; consulte www.recenseamento.mai.gov.pt; instale no seu telemóvel a app Mai Mobile; através da Linha de Apoio ao Eleitor 808 206 206 (custo de chamada local) ou na Junta de Freguesia do seu local de residência.

Os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro e que tenham Cartão de Cidadão são automaticamente inscritos no recenseamento eleitoral. Estes cidadãos podem requerer o cancelamento da sua inscrição junto das comissões recenseadoras no estrangeiro.

Também o voto antecipado tem agora novas regras e os cidadãos eleitores recenseados em Portugal e deslocados no estrangeiro ou em mobilidade podem exercer o seu direito de voto antecipadamente. Devem comunicar a sua intenção por via postal, correio eletrónico ou em votoantecipado.mai.gov.pt, indicando nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, endereço de correio eletrónico ou contacto telefónico e mesa de voto onde pretende votar (distrito ou ilha).



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.