Sabe quais são os riscos de conduzir em estradas não pavimentadas? Evite despesas desnecessárias. Siga estes conselhos
A falha de uma transmissão é uma das avarias mais comuns numa viagem fora de estrada.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, entre os segmentos de alojamento, o turismo no espaço rural e de habitação foi o único a superar os valores pré-pandemia em 2022, registando um crescimento de 41,6% em relação ao ano anterior.
Ora, com a procura deste tipo de alojamento aumentam não só as viagens em estradas asfaltadas, mas também a condução em vias não pavimentadas. Um dos principais riscos que advém deste tipo de condução é a quebra dos veios dos eixos, que pode custar mais de 500€, segundo a rede de oficinas especializada na manutenção integral de veículos Euromaster.
A falha de uma transmissão é uma das avarias mais comuns numa viagem fora de estrada, uma vez que um buraco ou um forte impacto pode fazer com que os foles da transmissão fiquem soltos e acabem por quebrar. Além disso, se esta situação ocorrer, a travagem do veículo fica comprometida.
Segundo os especialistas, quando os foles se partem, começam a expelir massa lubrificante, caindo sobre os discos de travão e limitando a capacidade de travagem do automóvel. O rolamento da roda traseira, que é a última parte do sistema de transmissão responsável por fazer girar as rodas, é talvez um elemento desconhecido, mas se não for objecto de uma manutenção adequada, pode ter de ser substituído.
De resto, para além da circulação em estradas não pavimentadas, o Verão é uma das épocas mais movimentadas do ano para os veículos. Por este motivo, é recomendado que se faça uma revisão prévia do veículo, tanto por razões de manutenção como de segurança, para evitar qualquer incidente.
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