Parceiros
AtualidadeCoimbra

Rui Nabeiro recebe Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra

- publicidade -

O Doutoramento Honoris Causa foi atribuído a Rui Nabeiro pela Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia, numa cerimónia que irá decorrer a 9 de março, pelas 11h00, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos).

A homenagem pública é a mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade.

«Evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra (em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC) e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional», justifica a Faculdade de Economia.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o Padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da mesma Faculdade.

«Com esta justa homenagem ao comendador Rui Nabeiro retomamos a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa, posta em suspenso há demasiado tempo pelas circunstâncias pandémicas que todos conhecemos.

Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra», afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Para o Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, «o Doutoramento Honoris Causa do Comendador Rui Nabeiro tem um grande significado para a FEUC. Assume um sentido ético, dada a dimensão humana do empreendedor que homenageamos e o exemplo que o seu percurso de vida pode assumir para todos os nossos estudantes e rede de parceiros.

Após 30 anos de ensino da Gestão na FEUC, vemos neste Doutoramento uma oportunidade para aprofundar a relação da Escola com as empresas e para afirmar valores de uma verdadeira responsabilidade social.»

Manuel Rui Azinhais Nabeiro é natural de Campo Maior, terra do alto Alentejo. Nasceu a 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde e dedicada ao trabalho. Muito jovem começou a trabalhar na torrefação de café da família. Tinha apenas 19 anos quando assumiu a direção da Torrefacção Camelo, Lda.

Em 1961 criou a Delta Cafés que daria origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário