DesportoPaís

Muay Thai | Rui Botelho impressiona no seu regresso à ONE Championship

Foi no dia 19 de novembro no evento ONE 161: Akimoto vs Petchtanong, que o atleta de Muay Thai português Rui Botelho, regressou à promotora asiática de desportos de combate, após dois anos sem competir pela ONE. 

Botelho defrontou e perdeu por decisão contra o 4º classificado do ranking do peso-palha (56,7 kg), o lutador japonês Asahi Shinagawa. 

Esta foi a primeira vez que Rui Botelho combateu na ONE no peso-palha, anteriormente o lutador português tinha combatido na divisão do peso-mosca (61,2 kg), contra lutadores de topo mundial, tal como o ex-campeão da WBC de Muay Thai em super peso pluma Superlek Kiatmuu9e Taki Naito e Yukinori Ogasawara.

Até agora Rui Botelho, tem uma vitória e quatro derrotas em cinco lutas pela ONE Championship, contudo, o atleta natural de Mafra, já foi 3x campeão europeu e 4x campeão Mundial.

Este ano o lutador português tem estado ativo, tendo conquistado na categoria de -57 kg a medalha de prata nos Europeus na categoria, e, perdeu nos quartos-de-final dos World Games em Birmingham, Alabama, por decisão frente ao eventual vencedor, o atleta vietnamita, Tran Duy Nhat Nguyen. 

O combate de Muay Thai frente a Asahi Shinagawa no dia 19 de novembro, foi disputado em 3 assaltos de 3 minutos. O atleta português fez o seu treino de preparação na Tailândia, a terra do Muay Thai.

No 1° assalto, o lutador português demonstrou a sua perícia ao tentar acertar com um pontapé roundhouse a face de Shinagawa, no entanto, o lutador japonês conseguiu contra-atacar o português com um golpe com a sua mão-direita, que mandou Rui Botelho ao chão. O atleta português, não deixou que este percalço o afetasse e levantou-se rapidamente, pressionando o jovem lutador de 21 anos japonês, com golpes diretos ao rosto e ao tronco. 

Botelho finalizou o 1° assalto com um grande golpe direto à face de Shinagawa, acabando dessa forma a contabilizar na primeira ronda mais golpes atingidos. 

No início 2° assalto, ambos lutadores começaram a trocar vários golpes em combinação, com Shinagawa a mandar novamente Rui Botelho, contudo, o português voltou a levantar-se novamente e terminou o assalto de forma dominante, conseguindo pontuar bastante tanto com os golpes diretos, tanto como no clinch, que aproveitou para danificar o abdómen de Shinagawa com joelhadas. Nos últimos segundos do assalto Shinagawa falhou o pontapé Roundhouse, o que permitiu a Botelho encaixar um gancho direito no queixo do lutador japonês.

No 3º assalto, Shinagawa conseguiu arrecadar boas combinações e um takedown, todavia, Rui Botelho conseguiu contra-golpear o japonês em quase todos os momentos, chegando a protaganizar jabs de direita perigosos. No final do último assalto, Shinagawa consegue encaixar um gancho de direita que leva o português ao chão, mas Botelho voltou a levantar-se rapidamente e acabou o assalto de forma agressiva. 

A vitória do combate acabou por recair para Asahi Shinagawa por decisão dividida dos juízes, deixando assim Rui Botelho com uma derrota no seu retorno à ONE Championship. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *