CrimeDestaque

Ricardo Salgado com pena de seis anos de prisão efectiva mas advogado de defesa irá recorrer

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, conheceu hoje a leitura do acórdão do tribunal relativamente à acusação de desviar 10,7 milhões do GES – Grupo Espírito Santo (GES) para a sua esfera pessoal, em 2011.

O ex-banqueiro, que terá de entregar o passaporte, não esteve esta segunda-feira, com autorização do tribunal, presente na leitura do acórdão.

Há um mês, a 8 de fevereiro de 2022, o procurador do Ministério Público, Vítor Pinto, pedira que Ricardo Salgado, de 77 anos, fosse punido com pelo menos dez anos de prisão efetiva, ao passo que o advogado do ex-banqueiro, Francisco Proença de Carvalho, pugnou pela sua absolvição, defendendo que, em caso de condenação, a pena fosse, alegando a doença do seu cliente, suspensa, independentemente da sua duração.

Os juízes não puseram em causa o diagnóstico, mas optaram por não suspender a pena.

O ex-presidente do BES tinha sido acusado pelo Ministério Público de três crimes de abuso de confiança qualificado, por ter alegadamente desviado 10,7 milhões de euros do GES para duas offshores controladas por si. Em causa estariam três situações, duas das quais relacionadas entre si.

Esta segunda-feira, o coletivo de juízes liderado por Francisco Henriques acabou por dar como provados todos os ilícitos.

A decisão é passível de recurso quer por parte do Ministério Público quer por parte da defesa do antigo banqueiro, que já anunciou que o irá fazer.

O processo foi separado, em abril de 2021, da Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates. Ricardo Salgado tinha sido acusado de 21 crimes, mas 18 caíram então no final da instrução.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *