CulturaDistrito de Lisboa

Revelados vencedores do concurso Sardinhas 2022

Universo Criativo foi o tema do concurso Sardinhas Festas de Lisboa’22

Já se conhecem as sardinhas vencedoras do 12º concurso das Festas de Lisboa 2022. Com o tema Universo Criativo o certame volta este ano, depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, tal como as Festas de Lisboa das quais faz parte. 

Os s vencedores do concurso criativo organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), foram revelados na apresentação das Festas de Lisboa, na Casa do Concelho de Tomar no passado dia 20. Este ano candidataram-se 1.594 artistas, de 39 países, como a Ucrânia, o Perú ou a China, o que demonstra a “dimensão internacional” das Festas de Lisboa, destacou o vereador de Cultura, Diogo Moura, que anunciou os vencedores. A categoria Turma da Sardinha recebeu 614 propostas.

Os vencedores são Helder Teixeira Peleja (Barreiro, Portugal), Bruno “Pintorabiscos” (Aveiro, Portugal), Domingos do Ó (Pragal, Portugal), Sofia Almeida (Portugal) e Fatih Aksular (Turquia) ganharam com as sardinhas “Luminosa”, “A Grelha”, “Sardilate”, “Sardinha Portuguesa em conserva” e “Gato Sardinha”, respectivamente. 

No concurso Turma da Sardinha, uma nova categoria exclusiva para alunos das escolas portuguesas, o vencedor foi Salvador Almeida, da Escola EB1 de Travassô, em Águeda. Este aluno venceu com a sardinha “Pixel”, uma sardinha pixelizada bolinha a bolinha, com as sete cores do arco íris. Receberam ainda nesta categoria a menção honrosa a sardinha “Grande Lata”, da turma Z3 do 1º ano, EB1/JI de Sá, das Escolas Sophia de Mello Breyner, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia; “Sardinhas aos retalhos”, da turma do 9B, das Escolas António Alves Amorim, em Lourosa; e “Origamar”, de Diogo Campos, Gonçalo Lameiro, Pedro Campos e Lourenço Rocha, da Escola Básica de Aguada de Cima, em Águeda.

Os vencedores do Concurso Sardinha recebem um prémio no valor de 1.500 euros e o da Turma da Sardinha um prémio de 2 mil euros. 

Este ano as sardinhas e as Festas de Lisboa comemoram duas datas muitos importantes para a cidade: o regresso das festas dos Santos Populares à capital e a comemoração dos 100 anos do Parque Mayer.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *