Barreiro

Reunião cancelada gera debate aceso entre CDU e PS no Barreiro

O assunto sobre o cancelamento da reunião extraordinária que estava marcada para segunda-feira e onde seria debatido o assunto relativo à Quinta de Braancamp, foi levantado na reunião camarária desta tarde durante o período aberto à população, pelo munícipe Nuno Silva, que referiu ter estado na Câmara Municipal na segunda-feira, “e lamento que ninguém tenha explicado o que se passou porque foram vários os barreirenses que aqui estiveram.

Era para vir cá apenas no dia da reunião extraordinária, mas deparei-me com um texto emitido pelo PS Barreiro, onde acusam que são ’30 pessoas bem identificadas, de um movimento cívico, que estão contra’” citando depois uma parte do comunicado do PS Barreiro emitido ontem.

“Na própria plataforma cívica ‘Não vendas a Braancamp’, há pessoas de todos os partidos políticos, e até do PS. Estão a dizer que estas pessoas são vândalos por terem colocado umas faixas que foram logo retiradas, ou colocarem flyers nas caixas do correio?”.

O munícipe alertou ainda para o facto do uso que actualmente está a ser dado ao espaço da Quinta, “com carros a entrarem lá dentro, a fazerem corridas e a despejarem entulhos”.

Coube ao vereador Rui Braga (PS) responder ao munícipe sobre o assunto, referindo que “tomei nota sobre as entradas ilegais. O resto da sua intervenção foi um desabafo, mas na mesa não está nenhum elemento do Secretariado do PS Barreiro. A carta está assinada, não é anónima, e não é aqui o local para a discutir.”

A vereadora Sofia Martins (CDU) pediu a palavra para se dirigir ao munícipe, referindo que “não era para intervir, não respondi à questão do comunicado do PS nem vou responder, nem qualquer eleito da CDU o fará, porque se trata de um comunicado desajeitado, desadequado, imaturo e que tem uma única intenção, que é desviar a atenção da população de debater aquilo que é essencial. Não se prendam a isso que não passa de uma pura provocação.”

O presidente Frederico Rosa criticou a intervenção da vereadora comunista “porque me senti defraudado. Não lhe dei a palavra para esse tipo de comentário”.

Acerca da intervenção do munícipe, explicou que “percebo as questões que coloca, mas acredite que nunca me referi a ninguém assim. Eu estou cá é para dar o peito às balas porque faz parte do mandato ver a minha cara em certas provocações que têm sido espalhadas pelo concelho, mas também para falar directamente com as pessoas. Sobre este assunto, temos a nossa convicção e um caminho que iremos fazer.”

Sobre o cancelamento da reunião extraordinária referiu que “até já ouvi que se dizia por aí que se marcou a reunião em 24 horas, mas felizmente aqui tudo tem regras e procedimentos que seguimos. E este assunto da Braancamp será sufragado em reunião camarária e depois na Assembleia Municipal.”

Sofia Martins interveio para “demonstrar todo o meu desagrado pela forma como foi conduzida a marcação da reunião extraordinária. No dia 28 de Outubro tivemos a reunião das Grandes Opções do Plano, não houve qualquer informação trocada entre os vereadores sobre essa probabilidade.

No dia 29 de Outubro, às 17h35, passando até da hora de expediente, os vereadores foram notificados com uma convocatória para uma reunião extraordinária a 4 de Novembro, às 17h30, sem informação de tema, anexos ou o que fosse.

No dia imediatamente seguinte, tivemos o cuidado de informar o senhor presidente, porque todos temos profissões com alguma exigência de horários, que tínhamos problemas em garantir a participação dos vereadores e pedíamos o adiamento.

No dia 31 voltámos a colocar essa questão por email e pedimos o adiamento. Tive o cuidado de telefonar ao senhor presidente para tentar encontrar uma nova data e informei disso também o vereador Bruno Vitorino.

Apenas no dia 4 de Novembro, pelas 16h00, recebi um telefonema do senhor presidente a informar que a reunião iria ser adiada. E esta é a cronologia dos factos. A solução devia ter sido encontrada logo, mas não o quiseram fazer. Propôs a data de 5 de Novembro, o que para nós não era possível, e propusemos 18 de Novembro, que recusou.

E por isso não vamos conseguir dar o contributo que desejávamos a este debate mas dia 11 de Novembro cá estaremos para o debater.”

A vereadora acusou ainda o facto “de isto é o prolongamento do que tem sido uma ação concertada deste executivo. Não é admissível a entrega de documentos com 48 horas de antecedência, embora a lei o diga ser possível.

O senhor presidente não teve qualquer cuidado neste assunto e deixou até às 16h30 as pessoas ‘penduradas’ à espera sobre a sua decisão se havia ou não reunião.”

Frederico Rosa frisou que “é uma prerrogativa do presidente marcar e desmarcar as reuniões extraordinárias” e apresentou uma versão diferente dos factos apresentados pela vereadora.

“A reunião sobre a Braancamp esteve marcado para 21 de Outubro, mas os vereadores da CDU enviaram um requerimento a dizer que não tinham forma de estar presentes nesse dia, pedindo que esta passasse para a primeira semana de Novembro, sendo que tínhamos também marcada esta reunião ordinária e as da Assembleia Municipal para quinta e sexta-feira. Na sequência disso marquei a data de 4 de Novembro.

Até lhe sugeri que os assuntos da ordem do dia da reunião ordinária de hoje passassem para a próxima, e faríamos hoje a reunião sobre a Braancamp. Foi todo este ‘antes’ que lhe faltou referir na sua intervenção.

Mais, a CDU tem uma lista de vereadores que podem participar nas reuniões em substituição, mas até fui sensível ao facto de me ter dito que gostariam de ter nessa reunião os vereadores que têm estado mais envolvidos com no processo. Mas para marcar outra data também tive de ver a disponibilidade dos restantes vereadores, consoante os compromissos assumidos e foi assim que foi feito. Sem dramas.”

Sobre o envio da informação, o presidente rebateu que “todos os vereadores receberam os documentos a 21 e 22 de Outubro, excepto a reavaliação imobiliária, que não tínhamos ainda. Por isso, não tiveram apenas 48 horas para analisar os documentos.”

A próxima reunião extraordinária, para apresentação do tema da Quinta de Braancamp está marcada para dia 11 de Novembro, às 19h00, nos Paços do Concelho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *