Insólito

Restaurante distribui 80 refeições a carenciados e é multado em 4200 euros

- publicidade -

A ação de solidariedade com a doação de refeições a 80 carenciados decorreu no dia 17 de março, durante o confinamento em Espanha, com um restaurante e dois voluntários em El Cabanyal, Valência.

O restaurante foi multado em 4200 euros por distribuir refeições e agora os vizinhos e empresários da restauração uniram-se para pedir à Câmara Municipal de Valência que anule a multa.

No comunicado de imprensa o restaurante explica que “sob a necessidade urgente de fornecer alimentos e produtos básicos às famílias mais vulneráveis do bairro em estado de alerta”, vários grupos se uniram para alimentar quem mais precisava em março e abril do ano passado.

A ação de voluntariado foi realizada por Javier Márquez Ruiz, proprietário do restaurante La Lusitana Tasca, e um grupo de vizinhos que cumpriram todas as normas de higiene impostas pela pandemia.

Assim, “após o término do serviço de entrega, que era atendido por duas famílias (um representante de cada) em intervalos de 10 minutos para buscar comida, membros da polícia local foram ao estabelecimento, que se encontrava fechado ao público, servindo exclusivamente como local de recolha e distribuição solidária dos referidos alimentos”. 

Javir completa: “Um dos agentes em tom ameaçador verbalizou ‘farei todo o possível para fechar o seu negócio’ e ‘deixa de ser bom samaritano’ a um dos vizinhos voluntários, impondo multa tanto ao proprietário como aos dois voluntários que estavam no local naquele momento”.

O restaurante La Lusitana Tasca optou por “doar às pessoas mais vulneráveis no bairro” o excesso de stock por estar encerrado, do que deitar fora e acabou multado.

Reveja o debate com os candidatos à CM Moita

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo