BarreiroDestaqueDistritosMoitaPaís

Residentes no Barreiro e Moita são os que demoram mais tempo em viagens diárias

São sobretudo os residentes na margem sul do Tejo quem tem de despender mais tempo nas deslocações diárias para os locais de emprego.

Os dados são da Pordata baseados nos Censos de 2021 e indicam que esta tendência ocorre desde 1991, sobretudo em cinco dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa: Barreiro, Moita, Seixal, Almada e Sesimbra.

E destes, são os moradores no concelho do Barreiro que, de todo o país, mais tempo demoram entre a sua residência e o local de emprego ou de estudo, despendendo um tempo médio de viagem de 32,35 minutos, mais de três minutos que os habitantes do município da Moita, que precisam de 29,28 minutos.

Seguem-se os do Seixal com 29,07 minutos, Almada (27,57) e Sesimbra (27,02).

Ainda dentro da Área Metropolitana de Lisboa, as viagens mais curtas são as dos moradores de Lisboa com 22,26 minutos, seguidos dos de Setúbal (23,15), Oeiras (23,73), Cascais (23,94) e Mafra (24,14).

Em termos nacionais, os residentes que perdem menos tempo nestas viagens são todos residentes nas ilhas: Corvo (9,6 minutos), Porto Santo (9,8), Santa Cruz da Graciosa (10,2), Vila do Porto (11,2) e Santa Cruz das Flores (11,3).

«Há também um dado curioso que é em relação à percentagem das pessoas de um determinado município que demoram mais de uma hora no trajeto para o trabalho, que no caso é o Barreiro, onde 16% das pessoas que se deslocam por trabalho ou por estudo demoram mais de uma hora», referiu Luísa Loura, diretora da Pordata, ao DN.

«Baião é o segundo, segue-se a Moita e depois Cinfães. Ou seja, há dois municípios da zona de Lisboa e outros dois da região do Tâmega e Sousa, o que poderá ter a ver com o facto de as pessoas terem de sair do seu município para encontrarem locais onde o mercado de trabalho é maior e, além disso, possivelmente a rede de transportes não será a melhor, tal como se passa com o Barreiro e a Moita» explicou Luísa Loura.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *