JustiçaPaís

Resgates no mar salvaram 241 vidas em 2019

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Sub Centro do Funchal (MRSC Funchal) concluíram o ano de 2019 com uma taxa de eficácia de 98,8%, correspondente a 241 pessoas salvas em 511 ações de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue).

Nas 511 ações de busca e salvamento marítimo levadas a cabo no ano passado foram empenhados meios da Marinha Portuguesa, meios de salvamento da Autoridade Marítima Nacional, meios da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos.

Estiveram também envolvidos meios de entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, nomeadamente do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros de todos o país (Continente, Açores e Madeira), das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros.

Há ainda que salientar o apoio prestado pelos navios mercantes nas ações de busca e salvamento, desviando-se das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Delgada.

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são operados por militares da Marinha num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional.

A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial.

Ao sistema nacional para a busca e salvamento já foi atribuído, em 2016, o prémio HERO – Honouring Excellence in Rescue Operations da International Maritime Rescue Federation e, em 2017, o prémio Navigare Mare da empresa Price Waterhouse Coopers.

O Centro de Coordenação Marítima de Ponta Delgada foi também reconhecido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em 2018, pelo seu elevado desempenho, com a Medalha de Mérito Municipal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *