Sines

Renovação da licença ambiental da central de Sines é ‘inadmissível’ para Quercus

A associação ambientalista Quercus emitiu um comunicado no qua considera «totalmente inadmissível e injustificável o prolongamento da licença ambiental da central termoelétrica de Sines», afirmando que esta é «a maior empresa poluidora do país, representando cerca de 13% do total de emissões de GEE em Portugal».

Para a Quercus «fazer a descarbonização do setor energético do país não é viável sem o encerramento quer da central termoelétrica de Sines, quer da do Pego, pelo que espera que a entidade responsável pela apreciação do pedido de renovação de licença ambiental dê total provimento às intenções manifestadas pelo Governo de não fazer a transição energética apostando no carvão e recuse a renovação da licença agora pedida».

A associação sublinha as duas centrais são responsáveis por quase 20% das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) e que produz eletricidade através da queima de carvão com um elevado grau de ineficiência.

A associação faz votos «para que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recuse a renovação da Licença Ambiental à central hidroelétrica de Sines, consolidando o caminho que está a ser feito no processo de descarbonizarão do setor energético e que desta forma seja possível dar um passo muito significativo na redução de emissões de CO2 do ‘mix’ energético nacional».

O responsável pela Direção de Sustentabilidade do Grupo EDP, António Martins Costa, assegurou na segunda-feira que a central termoelétrica de Sines será encerrada até 2030, mas recusou uma antecipação, porque é preciso «alguma cautela para garantir a estabilização da rede elétrica em todo o país e, nomeadamente na zona sul».

A 24 de maio, o Governo manifestou a intenção de encerrar a segunda central a carvão do país, do Pego, em 2022. A data que fora anunciada para as duas centrais era 2030.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *