Mundo

Reino Unido e França de mãos dados ao combate às travessias de migrantes ilegais

Foi estabelecido em acordo que o Reino Unido irá contribuir com 541 milhões de euros nos próximos três anos para reforçar o controlo das costas francesas e impedir a travessia de migrantes ilegais no Canal da Mancha.

O acordo surge na sequência da cimeira franco-britânica que decorreu esta sexta-feira, dia 12 de março, em Paris, entre o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Segundo um comunicado emitido após a cimeira, “nos próximos três anos, a contribuição do Reino Unido será de 141 milhões de euros em 2023-24, 191 milhões em 2024-25 e 209 milhões em 2025-2026”.

Para além desse investimento, vai ser aberto “um novo centro de detenção no norte de França,” centro este “que reúne as equipas (francesas e britânicas) pela primeira vez e 500 agentes adicionais para patrulhar as praias francesas”.

Rishi Sunak anunciou também que contarão com o auxílio de mais drones e tecnologias de vigilância , “para aumentar a taxa de interceção”.

Emmanuel Marcon, salientou que ambos os países querem “avançar juntos” no combate contra a imigração irregular, estando “conscientes dos desafios humanos” e da “extrema sensibilidade destas questões”.

De acordo com o Presidente Francês, em 2022, foram impedidas mais de 30.000 travessias e desmanteladas 55 redes de crime organizado.

Das operações, resultou a detenção de 500 pessoas, “graças ao trabalho da unidade conjunta franco-britânica de informação”, revelou o chefe de Estado francês.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *