DesportoSesimbra

Regata de aiolas volta a animar a Baía de Sesimbra

No domingo, 3 de outubro, às 11h00, a Baía de Sesimbra recebe mais uma edição da Regata de Aiolas a dois Remadores, uma das mais emblemáticas provas desportivas do concelho.

A prova, que se realiza todos os anos no final da época balnear, começa na Praia da Califórnia, na zona nascente, e termina na Praia do Ouro, próximo do Largo da Marinha, um local de elevado simbolismo para a comunidade piscatória sesimbrense.

A Regata de Aiolas ganhou tradição em 1940 quando um grupo de pescadores venceu uma regata inserida na Tarde Náutica Infante D. Henrique, em Lisboa.

Recuperada em 1984, pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com o Clube Naval, a prova é marcada pela grande competitividade e pelo convívio entre os participantes, homens e mulheres, cujo envolvimento tem sido fundamental para preservar este acontecimento desportivo, vivido de forma intensa por remadores e público.

Nos últimos anos, contou com a participação de cerca de duas dezenas de embarcações. Visto ser uma competição exigente em termos físicos, que requer que os remadores estejam bem preparados, as duplas começam a preparar-se meses antes.

Embarcações aiolas

Caraterizadas pela construção sólida e excelente navegação, as aiolas, construídas com a sabedoria de mestres carpinteiros em estaleiros navais de Sesimbra, foram muito utilizadas na pesca, inclusive ao espadarte, espécie que ainda é uma grande referência de Sesimbra.

Muitas delas, com mais de 30 e 40 anos, e que ainda hoje são utilizadas na pesca ao longo da costa sesimbrense, fazem uma pausa na atividade neste dia especial para manter viva uma tradição muito querida para a comunidade, e que é também um contributo para a preservação desta notável embarcação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *