Moita

Recuperação da Igreja da Misericórdia em Alhos Vedros em fase de conclusão

Obras de requalificação podem estar terminadas em breve

Estão em fase de conclusão os trabalhos de recuperação da Igreja da Misericórdia de Alhos Vedros, que foram visitados no dia 12 de Março pelo presidente e vereadores da Câmara Municipal da Moita e responsáveis da Misericórdia de Alhos Vedros.

A recuperação deste património, que deverá terminar no final do primeiro semestre deste ano, implica um investimento global de 317.040 euros, com comparticipação do Fundo Rainha D. Leonor no valor de 167.344 euros e apoio da Câmara Municipal da Moita de 63.408 euros.

A Igreja da Misericórdia, de origem quinhentista, foi erguida no local de uma antiga ermida dedicada ao Espírito Santo e que aparece referida sucessivamente nas Visitações de 1534, 1553 e 1565, como agregada a um hospital de assistência e caridade, de invocação ao mesmo orago.

Situada na praça da vila, supõe-se que a Igreja da Misericórdia tenha sido construída em 1587.

No interior, o corpo da igreja apresenta uma nave única, cujas paredes estão revestidas com painéis azulejares, de uma grande riqueza cenográfica, pintados em azul e branco, do século XVIII. O altar-mor de talha dourada evidencia características maneiristas tardias (fim do século XVII) e situa-se sobre uma plataforma, num nível superior ao da nave.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *