OpiniãoRubrica

Recomeços

Setembro, mês de recomeços, de reconstrução, de novos e velhos desafios. Muitos sofrerão com a tão debatida “depressão pós-férias”, pois após dias tendencialmente dedicados ao ócio e ao prazer, retomar a realidade pode causar perturbações no humor e maior irritabilidade. Geralmente estas alterações são transitórias e a nova rotina acaba por ser sentida como securizante.

Setembro marca também o início de um novo ano letivo. Milhares de crianças e jovens regressam às salas de aulas. Carregam nas suas mochilas sonhos, medos e esperança. Como tantas vezes repito: a escola é um lugar para se ser feliz. Para se crescer em segurança e confiança. Para aprender sobre dons, saberes diversos e sobre a unicidade de cada um.

Nas mochilas, as crianças e jovens carregam também as suas famílias, enquanto figuras de vinculação. Levam delas o seu exemplo, os seus modelos e as suas ideias. É assim que na escola se reproduzem preconceitos e desigualdades que, lamentavelmente, impedem que muitos guardem dela memórias felizes. Acredito que, cada uma de nós, pode fazer a diferença. Eduque pelo respeito da condição humana, eduque para o direito de ser e de amar em qualquer cor e quem se quiser.

Deixe Setembro fluir. Mime-se, construa um “aqui e agora” de pequenos/grandes prazeres. Construa rotinas que lhe proporcionem estabilidade, mas não lhe retirem a possibilidade de ser espontânea. Escolha o amor próprio, não prescinda do que a faz feliz. Liberte-se de preconceitos e abrace a vida em toda a sua panóplia de cores.

Bons recomeços!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *