Atualidade

Reclusos voltam a ter contacto físico com familiares durante visitas

- publicidade -

A APAR – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso informa que os reclusos em estabelecimentos prisionais vão passar a poder contactar os visitantes sem estarem separados por acrílicos, bem como vão poder cumprimentar fisicamente os familiares.

As medidas tinham sido implementadas há vinte meses, como forma de proteção devido à pandemia de covid19, e vão ser levantadas a 1 de Novembro.

A APAR estava a preparar uma queixa ao Tribunal Europeu e nas diversas entidades internacionais após não ter tido resposta sobre as restrições implementadas durante as visitas.

Segundo um comunicado da APAR «há ainda a informação de que a regra dos familiares não puderem tocar nos reclusos, sob pena destes ficarem 14 dias em quarentena, se deveu a uma má interpretação das recomendações dadas.

O que deverá acontecer é que os reclusos poderão cumprimentar os seus familiares, à entrada e saída das visitas, mas mantendo, durante esta, o distanciamento indicado pela Direcção-Geral de Saúde e até novas instruções da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.»

Também, segundo a Senhora Ministra da Justiça, irão recomeçar as visitas normais, incluindo uma ao fim de semana.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo