Crime

Reclusos em Vale de Judeus burlaram vários estabelecimentos comerciais via telefone

Dois homens de 34 e 42 anos foram constituídos arguidos após uma averiguação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Faro, no dia 3 de junho, por burlas qualificadas realizadas no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre.

A GNR realizou um inquérito durante cerca de quatro meses e no qual se investigavam 30 burlas qualificadas, com proveito superior a 27 mil euros, para os suspeitos.

Foi assim dado cumprimento a dois mandados de busca às celas de dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, que resultaram na apreensão de um telemóvel, dois cartões SIM e diversos apontamentos relacionados com as burlas praticadas pelos suspeitos, nomeadamente registos de nomes, valores e dados bancários dos lesados.

Os visados na investigação faziam-se passar por Inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade para as Condições do trabalho (ACT) ou outras entidades.

A partir do estabelecimento prisional efetuavam chamadas telefónicas para estabelecimentos comerciais de todo o país, sobretudo restaurantes, invocando a existência de irregularidades no estabelecimento e solicitando o pagamento imediato de uma coima, através de transferência bancária, para assim evitar uma alegada inspeção ao local com consequências mais gravosas.

A ação contou com a colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo sido presidida por dois Procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Faro.

A Guarda Nacional Republicana informa e esclarece que as entidades de fiscalização oficiais não contactam as pessoas/estabelecimentos via telefone sob “ameaça de fiscalização” ou qualquer outro tipo de ação. Se for alvo deste tipo de contacto, solicite a identificação do elemento, o seu local de trabalho e confirme com o serviço ou exija notificação pessoal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *