Insólito

Ratos paraplégicos voltam a andar com ajuda da engenharia genética

Uma equipa de cientistas na Alemanha conseguiu um feito extraordinário, ou seja, restaurar a capacidade de andar em ratos paralisados, permitindo que eles voltassem a mover-se mesmo após uma gravíssima lesão na medula.

Através de uma avançada técnica científica, desenvolvida com engenharia genética, os ratos paralisados voltaram a andar. A equipa da Universidade Ruhr-Bochum desenvolveu uma proteína de sinalização chamada hIL-6 que foi injectada no cérebro dos ratos.

Esta proteína inovadora fez com que as células nervosas se regenerassem e partilhassem a receita para produzir mais proteínas, ajudando na regeneração das células nervosas dos animais.

“Permitiu que os animais anteriormente paralisados que receberam este tratamento começassem a andar após duas a três semanas. Isto foi uma grande surpresa para nós no início, pois nunca tinha sido possível antes, após paraplegia total”, admitiu Dietmar Fischer, um dos autores do estudo, num comunicado divulgado no site da Universidade Ruhr-Bochum, na Alemanha.

O mesmo tipo de feito foi alcançado entretanto por um grupo de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, que descobriram um método que possibilitou a um mamífero a capacidade de regenerar a espinhal medula. Trata-se de um rato espinhoso africano, que conseguiu voltar a andar depois de uma grave lesão que o tinha mantido paralisado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *