CulturaMoita

Rapariga Mandjako no Fórum Cultural da Baixa da Banheira

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe, no dia 14 de fevereiro, pelas 21h30, a peça de teatro ‘A Rapariga Mandjako’, de Rui Catalão, com Joãozinho da Costa.

«Joãozinho da Costa cresceu em plena guerra civil e tinha 11 anos quando deixou Bissau, na sequência do golpe de Estado que derrubou o governo de Kumba Yalá. Veio com os irmãos para Portugal, onde se juntou ao pai, e nunca mais voltou. 16 anos depois, convidei-o para regressar a esses anos de transição entre dois mundos, entre duas idades e logo na primeira semana de trabalho ele anunciou-me que ia regressar à Guiné para visitar a mãe. É a primeira vez que irá revê-la, desde que veio para Portugal. O mais espantoso foi ter-me dito que durante estes anos todos nunca lhe ocorreu regressar» explica o autor Rui Catalão.

‘A Rapariga Mandjako’ relata o despertar de Joãozinho para a consciência de si mesmo e das suas ações, a partir do momento em que o pai lhe faz uma proposta de noivado com uma rapariga da sua etnia. A sua recusa leva-o a aproximar-se de outra rapariga que conhece no Vale da Amoreira e que lhe é apresentada como Jennifer Lopez.

«’A Rapariga Mandjako’ é o terceiro solo que faço com intérpretes do Vale da Amoreira, depois de ‘Medo a caminho’ com Luís Mucauro e ‘Adriano já não mora a aqui’, com Adriano Diouf. Recolha de memórias pessoais desde a infância, as três peças centram-se no crescimento dos protagonistas e de como fizeram a transição da juventude para a idade adulta.»

Dramaturgia e encenação: Joãozinho da Costa e Rui Catalão | Luzes: João Chicó | Produção: [PI] Produções Independentes | Coprodução: Câmara Municipal da Moita / Centro de Experimentação Artística | Fiar – Festival Internacional de Artes de Rua | Projeto apoiado pela República Portuguesa Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.

Para maiores de 12 anos – Bilhetes: 3,56 euros


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *