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Radares apanham mais de mil pessoas em excesso de velocidade por dia

Em 2022, os radares de velocidade apanharam mais de mil condutores em excesso de velocidade por dia, um aumento significativo em relação a anos anteriores

Os números foram revelados pelo JN, mostram que os portugueses gostam de acelerar e que muitos deles são apanhados pelos sistemas de controlo de velocidade.  De acordo com o jornal, nos primeiros seis meses deste ano houve 1.038 infrações por excesso de velocidade por dia. A máxima registada foi de 284 km por hora.

A Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) revela que tais números significam uma subida de 20% e 44% em relação ao período homólogo de 2021 e 2019.

O Sistema Nacional de Controlo e Velocidade da rede Sincro registou como a “velocidade máxima detetada 284 quilómetros por hora” (km/h), entre 1 de janeiro a 30 de junho de 2022. Tal aconteceu na A1, a 30 de janeiro, em São João da Talha, no concelho de Loures.

A ANSR é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito, em Portugal, incluindo os radares de velocidade. No seu site, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados. 

Em Portugal são usados dois tipos de radares, os fixos e móveis. No caso dos radares móveis, destaque para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Este sistema teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares de velocidade. Apesar de todos os alertas e até indicação dos locais onde foram instalados, os condutores continuam a “ser apanhados” em excesso de velocidade.

Os radares de velocidade têm como principal objetivo, segundo as autoridades, a prevenção rodoviária. Em Portugal, são muitos os radares fixos instalados, mas as autoridades também recorrem aos radares móveis com muita frequência.


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